Hospital da Criança de Brasília celebra 14 anos
Hospital da Criança de Brasília celebra 14 anos
Por: Test Test
01/12/2025 às 14h14 - Atualizado em 01/12/2025 às 14h14
Nesta quarta-feira (12), o Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) celebrou antecipadamente o seu 14º aniversário e inaugurou a maior usina fotovoltaica em prédio público do Distrito Federal, iniciando a geração e uso de energia renovável. Com investimentos de R$ 13,6 milhões, a instalação de 5,3 mil placas fotovoltaicas resultará em uma economia de até 85% na fatura de energia elétrica da unidade de saúde aliando tecnologia, inovação e sustentabilidade.
O evento contou com uma homenagem especial à sua fundadora: Ilda Peliz, que na ocasião também completou mais um ano de vida. Ao lado da primeira-dama, Mayara Rocha, e do secretário de Saúde, Juracy Lacerda, a diretora executiva do HCB, Valdenize Tiziani, a presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), que faz a gestão da unidade, foi presenteada com orquídeas brancas em reconhecimento à sua contribuição para o hospital.
Emocionada, destacou o simbolismo da data. “Sinto-me honrada por estar comemorando o meu aniversário no dia em que celebramos o aniversário do Hospital da Criança e inauguramos a usina fotovoltaica, que irá gerar muita economia e investimento para o hospital”, declarou a homenageada.
Trajetória
A história de Ilda Peliz começou em 1994, quando perdeu a filha para um tumor no cérebro. Ao enfrentar a realidade dos hospitais públicos no Distrito Federal, ela decidiu transformar a dor em ação. Com conhecimento em marketing e comunicação social, deixou o emprego de bancária e iniciou sua atuação na Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace).
Durante os 22 anos à frente da Abrace, Ilda mobilizou a sociedade e captou recursos para tornar realidade a construção do Hospital da Criança de Brasília.
Hospital da Criança
Inaugurado em 2011, o Hospital da Criança de Brasília é especializado no atendimento de crianças e adolescentes com condições crônicas e complexas de saúde. Terciário, recebe o público pediátrico referenciado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) e atende apenas pelo Sistema único de Saúde (SUS).
Em mais de uma década de funcionamento, se tornou referência em no tratamento de doenças como câncer infantil e diabetes e já realizou mais de 5,9 milhões de atendimentos. O HCB também se dedica a atividades de ensino e pesquisa, que atuam de forma integrada à assistência.
O hospital representa o esforço conjunto de profissionais e gestores comprometidos em transformar vidas — missão que tem em Ilda Peliz um de seus maiores exemplos.